Antes de fundar a Galegale & Associados, em 1989, Napoleão Galegale atuou como Consultor em projetos de sistemas, tecnologia da informação (TI) e finanças corporativas, desenvolvidos por empresas de consultoria e auditoria nacionais e internacionais.
Sempre procurou conciliar sua atividade de consultoria com atividades acadêmicas, ligadas ao ensino e a pesquisa. Sua formação inclui o título de Doutor em Controladoria, obtido na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP - FEA/USP (2000), de Mestre em Engenharia, obtido na Escola Politécnica da USP - POLI/USP (1990), de Bacharel em Ciências Contábeis, obtido na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP - FEA/USP (1984) e de Tecnólogo em Processamento de Dados, obtido na Faculdade de Tecnologia de São Paulo da UNESP - FATEC/UNESP (1977).
Possui também as certificações internacionais: CGEIT – Certified of the Governance of Enterprise IT (ISACA), COBIT Foundation Certificate (ISACA/ITGI) e ITIL V3 (OGC).
Iniciou sua carreira profissional aos 18 anos, tendo atuado como Programador de Computador, Analista de Sistemas, Gerente de Projetos e Diretor, reunindo experiência de mais de 40 anos em uma variedade de projetos, abrangendo: desestatização de empresa de tecnologia, elaboração e implementação de planos estratégicos de sistemas e tecnologias, avaliação de sistemas e ambientes computacionais, outsourcing, implantação das áreas de TI, auditoria de sistemas e de segurança em TI, implementação de sistemas do tipo ERP/CRM/BI, governança em TI e seu alinhamento com a governança corporativa e, recentemente, na utilização de Big Data, Inteligência Artificial e Machine Learning. Sua atuação, como responsável final pelos projetos inclui, entre outras, as seguintes empresas: Alcatel Telecomunicações, Audi, Agência Nacional de Petróleo - ANP, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, Banespa, Bradesco, Banco Mercantil de São Paulo, Banco Nossa Caixa, Banco Real, Banerj, Canetas BIC, Cia. Riograndense de Saneamento - CORSAN, Cia. Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM, Cia. Paulista de Força e Luz - CPFL, CIELO, Fundação Cásper Líbero, FIA – Fundação Instituto de Administração, Fundação João Paulo II, Grupo Segurador MAPFRE, Grupo Pão de Açúcar, Grupo Sílvio Santos, Grupo Votorantim, Hospital do Câncer, IBM, Knauf Isopor, Lenovo, Microsoft, PRODAM, PRODESP, Secretaria do Tesouro Nacional, SERPRO, Unicór, Unisys, VARIG e Vega Engenharia Ambiental.
Atua também como parecerista, perito judicial e assistente técnico especialista em TI em processos judiciais, extrajudiciais e câmeras de mediação e arbitragem.
Participou e continua participando, proferindo palestras e apresentado trabalhos, em Congressos, Seminários e Conferências nacionais e internacionais. Têm participação ativa em sua comunidade. Em 1980, participou da fundação e da primeira diretoria do Electronic Data Processing Auditors Association Inc. - EDPAA São Paulo Chapter e mais tarde, a partir de agosto de 1987, da diretoria da Associação Brasileira de Auditores de Sistemas - ABAS. Em 1999, foi também sócio fundador do Information System Audit and Control Association - ISACA São Paulo Chapter. Foi conselheiro da Sociedade dos Usuários de Informática e Telecomunicações de São Paulo - SUCESU-SP.
Na vida acadêmica, logo após ter concluído sua primeira graduação na FATEC/CPS, foi convidado a ingressar como professor em 1978, onde permanece até hoje, ministrando aulas no curso de graduação e de pós-graduação em nível de especialização e mestrado (stricto-sensu). Em 1998, ingressou como professor na Faculdade de Economia e Administração da PUC/SP, onde ministra aulas no curso de graduação e de pós-graduação em nível de mestrado (stricto sensu).
Têm orientado trabalhos e teses de pesquisa. Participa como especialista em Tecnologia da Informação, desde 1984, em bancas de Concursos Públicos.